Como calcular as diferenças do PLANO BRESSER

Muitos ainda continuam sem saber como calcular as diferenças do Plano Bresser.

Por essa razao, aqui vao as instruçoes para efetuar os calculos de forma simples e pratica.

No nosso exemplo foram utilizados os indices do Tribunal de Justiça de Sao Paulo. Entretanto, se a sua açao for proposta fora do Estado de Sao Paulo, basta utilizar os indices divulgados pelo Tribunal de seu Estado. Caso a açao deva ser proposta na Justiça Federal, basta utilizar os indices disponiveis nas paginas dos Tribunais Regionais Federais.

Veja como calcular a diferença.

Imaginemos que o quantum da diferença apurada no mes de julho de 1987 seja igual a Cz$10.000,00 (dez mil cruzados), a moeda da época.

Abra a pagina do TJESP e no menu SERVIÇOS, clique em tabelas. Ali estando, clique em ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA DOS DÉBITOS JUDICIAIS, cuja tabela ja esta atualizada ate 16 de maio do corrente ano.

Abrindo a tabela, procure o indice do mes de julho de 1987, que, no caso, corresponde a 366,49. Depois procure o indice atual, o do mes em curso, ou seja, 36,171244. Encontrados os indices, passamos à correçao da diferença até o mes de maio de 2007:

10.000,00 : 366,49 x 36,171244 = 986,96

O resultado encontrado ja esta expresso em reais e refere-se apenas à correçao monetaria.

Além disso, peça juros compensatorios, calculados da mesma forma que a poupança, ou seja, juros compostos, de meio por cento (0,5%) ao mes.

Entre o mes de julho de 1987 e maio de 2007, o total de juros compensatorios corresponde a 227,73%.

Voltando aos calculos, multiplicamos o valor corrigido pelo indice dos juros compensatorios:

R$ 986,96 x 227,73% = R$ 2.247,60

O pedido sera feito da seguinte forma:

1)valor corrigido das diferenças = R$ 986,96
2)juros compensatorios = R$ 2.247,60
3)total do pedido (e valor da causa): R$ 3.234,56

Pedir ainda juros legais e correçao monetaria, computados a partir do ajuizamento da açao e juros compensatorios em continuaçao, ate o efetivo pagamento das diferenças pelo banco.

Esse modelo serve para o calculo de todas as outras diferenças, tais como as de 1989, 1990 e 1991, nao esquecendo que, para os outros planos, o percentual de juros compensatorios é proporcional ao tempo decorrido.

38 comentários:

Patrícia disse...

Gostei muito do seu blog. Estava perdida para calcular essas diferenças de expurgos em contas-poupança.
Patrícia - Advogada Rio de Janeiro

Ruy disse...

Olá!

Obrigado pelos esclarecimentos, mas ainda tenho uma dúvida:

É possível achar valores dos rendimentos da poupança mês a mês, pelo menos desde 1995, no site da Associação dos Advogados. Por que não posso fazer essa atualização com os valores reais dos rendimentos da poupança, ao invés de utilizar essa generalização de 0,5% ao mês?

Obrigado.

Anônimo disse...

Por acaso tem uma planilha ou programa que calcule as diferenças de 1990 e 1991??

Anônimo disse...

prezado amigo, no seu exemplo os juros remuneratórios de 0,5 % estão sendo aplicados de forma simples. Ora, se não tivesse havido a ilegalidade os juros seriam aplicados de forma capitalizada. Isso dá uma diferença ENORME no cálculo!!!!

KELLY disse...

CARO COLEGA, GOSTARIA QUE VC ME EXPLICASSE COMO FAÇO PARA SABER QTO DE JUROS COMPENSATORIOS TEM DE JUL/87 A AGOSTO/07, POIS SOU PESSIMA DE MATEMATICA E TEM PRAZO PRA AMANHA, 10/08/2007! AGRADEÇO!

Calebe disse...

Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida.

Estou com 3 cadernetas de poupança do Banco do Brasil, sendo que foram abertas nas seguintes datas: 16.08.88; 18.09.89 e 23.02.90.

Quais delas tem algum direito?Tendo algum direito (plano collor e/ou plano verão), quais os direitos que tenho sobre essas cadernetas de poupanças? Quais os índices dos referidos planos.

Também tenho 2 cadernetas de poupança do antigo Banco Bamerindus, sendo que foram abertas nas seguintes datas: 13.05. 80 e 14.03.88.

As mesmas perguntas feitas para as contas poupanças do Banco do Brasil faço para as contas poupanças do antigo Bamerindus.

Se puder responder ficarei muito grato.

Desde já agradeço....abraços.

Anônimo disse...

Gostaria de saber como chegar aos juros compostos, qual a fórmula que chegou a 227,73% de juros compensatórios, para que possa calcular outros períodos.

Lucy Mari disse...

Olá, muito bom seu blog, foi muito útil na hora de fazer os cálculos, Lucy Mari - Advogada - SC

Anônimo disse...

òla eu fiz os calculos de acordo com sua tabela mas precisaria fazer com 1% ao mês com o Valor de Crz 401.000,00 gostaria que enviasse para mim o valor correto para calculo se possivel

Anônimo disse...

Gostaria de saber como chegar aos juros compostos, qual a fórmula que chegou a 227,73% de juros compensatórios, para que possa calcular outros períodos.

smmz disse...

Para calcular os juros da poupança, basta multiplicar, mês a mês, 0,5% por cento, usando uma tabela do tipo TABELA PRICE. Ou da seguinte forma: venho corrigindo mês a mês, desde o ponto de partida, por exemplo, julho de 1987, corrijo até agosto de 1987 e aplico 0,5%. E assim sucessivamente. Faço isso numa planilha do EXCEL, colocando numa coluna os índices de correção monetária do Tribunal e mando bala. Caso ainda tenha dúvida, me deixe recado aqui com o email e eu envio uma planilha para vc ver como é. Abraços. Sonia

Anônimo disse...

Caros colegas estou com dificuldade em fazer o cálculo dos juros e com algumas dúvidas, como faço pra cálcular os juros de 0,5% ?
É mês a mês ou aplico o 0,5% somente uma vez??
E se for mês a mês como faço esse cálculo??
Se alguém tiver alguma planilha demonstrativa peço a gentileza que me envie por email. lu.leone@hotmail.com
Muito obrigada.

Flávio disse...

Prezada Sonia,
Gostaria que você, se possível, me enviasse (flavioftf.adv@netsite.com.br) uma planilha, da forma como falou, para cálculo dos juros remuneratórios, mais especificamente ref. plano Bresser, pois não estou conseguindo fazê-lo!
Grato pela atenção.
Flávio

Angela disse...

Como encontro o quantum da diferença apurada no mes de julho de 1987? Tenho em mãos um extrato cujo saldo anterior era de 3.000,00. Em 23/07/07 sofreu uma atualização monetária de 288,30 e juros de 16,44. Como faço para saber tal diferença?

Anônimo disse...

amiga,preciso saber o juros da poupança desde 2000 mês a mês me ajude por favor obrigado.

Anônimo disse...

Caro Colega, estou com a mesma dificuldade que vc teve... preciso do fundamento legal do expurgo de janeiro de 1991, e de um modelo de planilha para correção e atualização do valor.
Como pesquisando os sites, achei um questionamento seu sobre o mesmo assunto, tomei a liberdade de te escrever e solicitar, encarecidamente o compartilhamento do material...
Desculpe-me a ousadia...
Desde já agradeço...

Fabíolla

meu e-mail: ftdferreira@ig.com.br

plabo disse...

gostaria de saber como faço para dar entrada .nesta ação?
não consegui junto ao banco os extratos dá época ...
agradeço a sua atenção!

Anônimo disse...

Dra. Sonia, poderia me mandar a planilha de cálculo para os juros remuneratórios? Meu e-mail é guiley7@hotmail.com. Obrigado!

Anônimo disse...

Boa noite, gostaria de saber como faço o cálculo de minha caderneta no valor de Crz 111.345,64, com data de aniversário em 23.02.1990, pois o banco do brasil diz que o valor atualizado é R$3.541,02
Obrigada
Cynthia

Anônimo disse...

Dra. Sonia:
Poderia me ajudar? Será que poderia me enviar, se possível, uma planilha de cálculos com correção e juros do Plano Bresser, Verão e Collor? Agradeceria imensamente...gifpaolucci@yahoo.com.br
Obrigada,
Giovanna

Roberto disse...

Olá, também gostaria de receber a planinha para o cálculo do juros moratórios e se fosse possível um modelo do cálculo total.
grato
Roberto
robfaleiros@hotmail.com

smmz disse...

A todos os que deixaram recado nesta postagem e não conseguem ou não têm a menor idéia de como calcular as diferenças, informo que, a partir da 2a quinzena do mês de setembro estarei dando um curso sobre todas os aspectos das ações que envolvem cobranças de diferenças dos planos econômicos.
Como sou de São Paulo, os interessados podem deixar seu email aqui nos comentários p/ que eu possa entrar em contato e informar o custo do curso, as datas
disponíveis, listas de espera, etc...

lcperezjr disse...

POR FAVORRR ALGUEMMM poderia me mandar a planilha de cálculo para os juros remuneratórios? Meu e-mail é luizcperezjr@terra.com.br

Obrigado!

Anônimo disse...

Bom dia!!! Por favor, alguém poderia me mandar a tabela de cálculo??
Email: dani.ronconi@gmail.com

Obrigada!!!

Ju disse...

Oi, boa tarde!!

Tb estou com uma ação do plano bresser em fase de cumprimento de sentença.
Alguém pode me enviar um modelo de planilha para apresentação dos cálculos, fazendo um favor??
Agradeço desde já!!
Valeu!
Ju

smmz disse...

Ju: no mês de outubro, escrevi duas matérias sobre como fazer os cálculos.
Basta ler o que eu postei:

"Como calcular as diferenças dos planos bresser, verão, collor I e II"

e

"Como calcular os juros compostos das poupanças dos planos econômicos"

Seguindo os passos você, com certeza, vai conseguir montar sua planilha.

Para calcular o índice de juros, vc pode colocar a seguinte fórmula:

=POTENCIA(1,005;257)

onde - 1,005 é o índice de juros e 257 os meses decorridos entre jul/87 e nov/08

Primeiro vc precisa calcular a diferença, como explicado no artigo "Como calcular as diferenças...", depois corrigir os valores para a época atual e, por fim, multiplicar o valor corrigido pelo índice de juros. Multiplicando pelo índice, vc já tem o valor final.
Caso vc queira saber qual é o percentual de juros, veja o resultado da fórmula que eu ensinei: 3,603113 ou 260,3113% de juros.
Se vc multiplicar o valor atualizado pelo percentual 260,3113%, vc vai ter o valor apenas dos juros; feito isso, basta somar ao valor atualizado.
Não achou fácil? Mande seu email que eu mando a planilha pronta pra vc usar...

solanocampos@hotmail.com disse...

Ficarei muito grato se receber planilhas de cálculos para pleitear os direitos no plano Verão, Color I e II, sou advogado

meu e-mail - solnaocampos@hotmail.com

Certo de contar com atenção agradeço antecipadamente

Esta é uma ótima oportunidade para os advogados ganharem alguns $$$$$$, mas é preciso estar por dentro e convencer os cliente sobre o prazo, salientando que a justiça não socorre os que dormem

Voces sabiam que se o IDEC ter resultado positivo na Ação Civil Pública proposto contra alguns bancos, referente ao plano Bresser.

Quando entrar na fase de execução todos poderão pedir a correção (mesmo prescrito) mais de 20 anos

grato pela atenção solanocampos@hotmail.com

mirian disse...

PREZADA SONIA;
Gostaria que você, se possível, me enviasse(mirianbo@hotmail.com) uma planilha, de forma como falou para cálculos dos juros remuneratórios, mais especificamente referente ao plano Bresser e Collor, desde ja agradeço.

Anônimo disse...

Se puder, por favor me encaminhe um aplanilha pronta para calcular as perdas, pois estou tentando dificuldades. o email é aurelia_angra@hotmail.com.
Obrigada

Michelli disse...

Boa Tarde,

estou tentando fazer as correções da minha poupança, mas to fazendo uma confusão danada...
vi que vc tem uma planilha especifica para isso.
Poderia disponibilizá-la?
michelliaugusto@hotmail.com

Grata
Michelli

Bruno disse...

Pessoal, bom dia!!!

peço a gentileza de quem puder me ajudar.... estou com grandes dificuldades em calcular o plano collor I e II, quem puder me ajudar ficarei mto grato, se alguém tiver alguma planilha será mto bem vinda.

e-mail: brunozanelliaguiar@hotmail.com

abs

Anônimo disse...

BOM DIA A TODOS,

ESTOU COM MUITO DIFICULDADE EM CALCULAR VALORES REFERENTE AO PLANO COLOR!

GOSTARIA MUITO QUE SE POSSÍVEL ALGUÉM ME ENVIASSE UMA PLANILHA DE CALCULOS, POIS A CADA VEZ QUE REFAÇO TENHO VALORES DISTINTOS.

MILTONMBN@HOTMAIL.COM

AGRADEÇO A ATENÇÃO.



OBS.: O POSITIVISMO ATUA NA SUA VIDA

Anônimo disse...

PREZADA SONIA;

Gostaria que se possível, me enviasse uma planilha, de forma como falou para cálculos dos juros remuneratórios, mais especificamente referente ao plano Bresser e Collor, pois estou com muita dificuldade em calcular valores referente a esses planos, desde ja agradeço.


e-mail: enochadamasceno@gmail.com

abs

Anônimo disse...

PREZADA SONIA;

Gostaria que se possível, me enviasse uma planilha, de forma como falou para cálculos dos juros remuneratórios, mais especificamente referente ao plano Bresser e Collor, pois estou com muita dificuldade de fazer os cálculos, desde ja agradeço.

e-mail: enochadamasceno@gmail.com

abs

Anônimo disse...

Espero ajudar alguns desesperados. No site "debit.com.br" existe um campo "tabelas de juros", onde tem a possibilidade de achar juros de 0,5% simples e 0,5% compostos, o que deve ser aplicado no caso das poupanças, acha-se o percentual pelo números de meses passados. Do Collor1 até junho de 2009 são 229 meses, na minha conta, rsrs.Abraços.

Anônimo disse...

Caro amigo,
Sou advogada, e minha cliente já recebeu da CEF alguns valores referentes ao plano Bresser, porém não apresentaram planilha de como chegaram a estes valores. Assim, caso fosse possível, gostaria que me enviasse a planilha de cálculos com os índices de IPC de julho 87 (26,06%) e janeiro de 89 (42,72%). Ou como poderia fazer os cálculos.
Seria muito grata mesmo!!!!
meu email: cibeletrovaoc@ig.com.br
ass: Cibele

Fernanda disse...

Por favor,(quase um pedido de socorro!!) Me mandem a planilha de calculos pra eu poder corrigir o valor a ser depositado pelo banco, fiz o valor da poupança, mas não consigo chegar aos valores dos juros compensatórios.

fernandasales@uol.com.br

Fico muito grata...obrigado.

Anônimo disse...

Olá! Como tantos demais acima, gostaria de pedir que disponibilizasse ao meu e-mail a planilha para calcular essa correção dos planos econômicos. Desde já agradeço!

djuri_vieira@hotmail.com